terça-feira, 19 de julho de 2011

O que é CRIE? Prematuros e vacinas

Olá gente, tem um blog que eu não durmo sem ler ele é Projeto pequenos guerreiros, um blog só sobre prematuros a dona do blog é uma mulher maravilhosa mãe de uma bebê lindá que também é prematurinha extrema. E eu vi um post la maravilhoso sobre a vacinas em prematuros. Acabei descobrindo algo SUPER importante sobre a vacina da gripe, tem um treicho post que me chamou muita atenção:

"Algumas vacinas, como a da gripe, também estão disponíveis aos cuidadores e pessoas que convivem com os prematurinhos, mesmo estas pessoas não estando no grupo privilegiado pela campanha nacional (bebês, idosos, gestante e trabalhadores de saúde). Esta informação que estou passando, foi a que vi num cartaz do CRIE!s), em 2010 todos entramos no grupo da campanha e em 2011 nos vacinamos no Uruguai. Portanto, entre em contato com o CRIE antes!"


Vendo isso eu entrei no site Prematuro imunizado é prematuro protegido, e lá eu tirei todas minhas duvidas e confirmei a informação que eu e meu  marido também tínhamos direito a vacina da gripe. Ai vendo esperei Yuri completar 5 meses (foi ontem), para tomar mais um vacina e ver como fazia para mim e meu marido tomar a vacina também, e adivinhem?  Foi NEGADA a vacina para nos, fui em 4 postos de saúde aqui em cascavel incluindo o posto de saúde central, que me falaram que nunca ouviram falar desse CRIE que não tinha cabimento eu falar uma coisa dessas. eu estou realmente HORRORIZADA pela atitude de nosso governo, aqui no Paraná eles não autorizam essa vacinas, mas eu sendo mãe de prematuro se deixo atrasar uma semana vacinas do meu filho vem assistentes sociais baterem na minha porta pedir explicações. 
Estou muito chateada com essa situação eu quero o que eu tenho direito que as vacinas par amim e para o Luiz mas não sei qual atitude tomar, não tanto por não tomar  as vacinas, mas pela atitude desse estado ignorante (desculpem mas nessa situação eu penso assim), quantas pessoas mais são consideradas prioridade em esquemas de vacinas e vão ficar sem?  é algo que ajuda na saúde do meu filho e eu não recebo gratuitamente, se eu quiser imunizar toda minha família não só meu filho tenho que pagar por isso, sendo que eu tenho direito de receber isso gratuitamente? Acho isso um absurdo! mas quem sou eu para mudar toda hierarquia de um estado? o fato que temos que acabar abaixando a cabeça para muita coisa que temos direito por falta de pessoas para cobrarem o que é nosso por direito. Espero que vendo esse post outras mãezinhas de prematuros cobrem o que nos podemos ter por direito para melhorar a saúde e evitar futuras doenças para os nossos filhos que são mais frágeis que bebezinhos de termo.




Relação de unidades do CRIE no Brasil.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/relacao_cries_2007.pdf




Amanha vou ligar para o CRIE de Curitiba, ai conto para vocês tudo que eles me passarem.




Beijokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário