Mãe Canguru: o carinho perfeito ao nenê
O Método Mãe Canguru é muito mais do que a posição vertical em que o bebê prematuro permanece “amarrado” ao corpo da mãe. É um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar nessa.Esse tipo de humanização oferece ao bebê uma vivência da passagem da vida uterina para a extra-uterina, aumentando muito o vínculo entre pais e bebê. E esse vínculo deixa o bebê mais seguro, proporcionando mais confiança aos pais no manuseio do seu filho. O Método aproxima os pais do bebê. É uma relação importante para o desenvolvimento completo do bebê que veio antes ao mundo.
O “Mãe Canguru”, além de ser um gesto mais do que carinhoso, estabelece maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares. Quanta coisa boa.
Quando o bebê ainda está internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Os pais devem ter livre o acesso à UTI Neo e serem possibilitados a manter o contato físico com o seu bebê, isto é, serem estimulados pela equipe hospitalar a tocarem seu bebê que está dentro da incubadora.
Se o bebê estiver em condições clínicas estáveis, principalmente em relação à respiração, os pais poderão fazer a posição Canguru, onde o bebê fica apenas de fralda “amarrado” no peito nu do papai ou da mamãe. A equipe do hospital e em conjunto com a opinião dos pais irão decidir quanto tempo será feita essa posição dentro da UTI Neo.
Na posição Canguru, o bebê tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres, o que evita o sufocamento da criança e há diminuição do risco de apnéia (parada da respiração durante o sono). O contato com o corpo da mãe promove a manutenção dos níveis adequados de temperatura corpórea do bebê. O desenvolvimento neurológico da criança é melhor, ainda mais pelo fortalecimento dos laços afetivos entre mãe e bebê. Todas as tarefas de casa poderão ser realizadas com o bebê no peito. Se bem amarrado não tem perigo dele escorrega.
Agora tenho duas coisas pra conta, uma delas é o começo de uma vitória meu leite ta voltando Yuri mama 1 mamadeira de manha e outra a noite o resto do dia é só leitinho da mamãe. Agora o outro assunto é que eu não quero e eu nunca quis dar chupeta pro Yuri , só que ultimamente ele anda me deixando sem alternativa, porque ele fica chupando o peito ai a boca enche de leite ele cospe tudo, ai eu tiro o peito da boca ele reina e eu fico nessa dia todo, ai ele ta sujando troceentas roupas por dia brabo dia todo reinandinho e eu não sei mas o que fazer, queria que me dessem um help, porque eu não vejo outra saida a não ser a chupeta gente o qeu eu faço? tem outra saida? se tiver puuuurfavor me dogam porque isso está começando a ficar irritante já.
Hoje 26 de abril eu estou virando moçinha! :P 18 aninhos nas costas o/
beijos
Parabéns pelos 18 anitchos!!! hehehe, e parabéns pela técnica canguru! Ela é ótima mesmo... VH só ficava amarrado em mim até os 3 meses. Ele chegava a fazer barulhinhos de gato, ronronando... ahahahahhaa... Quanto à chupeta, vc deve fazer o que acha melhor Fran. Mas pense no futuro, não só no agora. Eu dei chupeta pro VH, há momentos que me arrependo e há momentos que acho que acertei, então... analise com muito cuidado essa questão e não se deixe influenciar por outras pessoas... faça o que VOCÊ acha melhor hehehe... Beijinhos... Estão cada dia mais lindos... tanto mãe quanto bebê... MUUUITO leite pra vcs
ResponderExcluiraa brigada Mari ^^
ResponderExcluiryuri tbm faz, fica gemendinho domringo é tão gooostosoo ^^
em quatão a chupeta eu ainda não dei porque penso no futuro dele mesmo, eu não quero que passe pelo memso que eu 7 anos de aparelho na boca pra concerta os dentes, só que é chato isso ele fica "brincando" com o tete da mamãe
aa brigada, mas linda deve tar vc com barriguinah crescendo ^^ sou doida pra conheçer vcs pessoalmente
beijos